top of page
Seminário

Playing with reduced physical tension

Ivo-Jan van der Werff

Rice University | EUA

 

Para esta conferência Ivo-Jan Van der Werff propõe uma discussão e demonstração sobre como tocar com liberdade físicade forma a criar o melhor som, mais aberto, forte e ressonante com o menor esforço possível. Apresentará ideias sobre a postura básica, sobre como encontrar a melhor forma de segurar o instrumento e demonstrará alguns exercícios úteis para o arco e mão esquerda.
Tendo como base o seu livro “A Notebook for Viola Players", este conhecimento pode ser utilizado igualmente no violino, eos princípios podem formar uma base de trabalho para violoncelistas e contrabaixistas.

O autor aprendeu muitos destes exercícios enquanto estudante do grande violetista e pedagogo Bruno Giuranna, e muitos outros foram desenvolvidos ao longo dos seus 35 anos de experiência como intérprete e professor.

Ivo-Jan van der Werff

http://www.ivo-janvanderwerff.com/

 

Ivo-Jan van der Werff recebeu os maiores elogios em música de câmara, como solista, artista convidado e professor na Europa e América do Norte. Como membro do famoso Medici String Quartet durante 28 anos, van der Werff apresentou-se mais de 2000 vezes nos principais festivais e salas pelo mundo, gravando regularmente na rádio e televisão.

 

 

O Medici Quartet realizou mais de 40 gravações para a EMI, Nimbus, Hiperion e Koch e ganhou muitos prémios em trabalhos que vão desde Haydn, Britten, Janacek, Schubert e o ciclo de Beethoven a trabalhos mais ecléticos de Saint-Saens, Wajahat Khan e Nigel Osborne. O quarteto colaborou com muitos artistas num espectro musical, literário e teatral, incluindo The Royal Shakespeare Company, George Martin, Alan Bennett, John Williams, John Thaw e Jack Brymer. 

 

Van der Werff apresentou-se como solista em Nova York, Nova Zelândia e Hong Kong, bem como em vários locais do Reino Unido. As suas gravações para a ASV e Koch incluem a sonata de Max Reger e as obras completas para viola e piano / harpa de Arnold Bax. Van der Werff é frequentemente convidado para se apresentar com quartetos e ensembles de música de câmara em todo o Reino Unido e na Europa, como Alberni, Coull, Bridge, Redcliffe e Adderbury. 

 

Antes de se juntar ao quarteto Medici, Ivo-Jan van der Werff trabalhou com vários Maestros, incluindo Sir George Solti, Bernard Haitink e Klaus Tennstedt e, desde aí, foi convidado para colaborar como chefe de naipe e solista com as principais orquestras do Reino Unido. 

 

Ivo-Jan van der Werff foi Professor de Viola e Música de Câmara no Royal College of Music em Londres; também desenvolveu um programa privado de viola perto de Londres e é Diretor da “International Summer School” para violetistas em Upstate, em Nova York. Ele ensinou em escolas de verão como Dartington e Oxford no Reino Unido, Schlern nos Alpes Italianos, na Suécia, no Texas Music Festival, Domaine Forget e Madeleine Island nos EUA e também tem sido júri em muitos concursos.

 

O seu projeto mais recente, inspirado pelos seus mentores de viola (Margaret Major, Peter Shidlof e Bruno Giuranna) é um livro intitulado “Notebook for Viola Players” que consiste em exercícios e explicações sobre a técnica de Viola.

Ivo-Jan van der Werff toca numa viola de Giovanni Grancino, de Milão, de cerca de 1690.

17 de Maio de 2015
Sala 2, Casa da Música, Porto
19h30min
 

Entrada gratuita

Curso de pedagogia para professores de cordas

Por Cláudio Forcada

16 de Janeiro de 2015 | 09h30 - 19h40

 

A ESTA Portugal em parceria com o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e a Orquestra Geração promeveu no dia 16 de Janeiro de 2016, das 10h00 - 18h00 o primeiro curso de "pedagogia para professores de cordas" lecionado pelo Prof. Doutor Cláudio Forcada. 

 

Descrição do curso

Este curso introdutório incluíu diferentes reflexões sobre o ensino dos instrumentos de cordas, combinando uma abordagem acadêmica com aplicações práticas para os professores. A sessão da manhã introduziu alguns dos métodos, pedagogias e abordagens que os professores têm à sua disposição, a fim de melhorar a eficácia do processo de ensino. O professor Claudio também fez referências a sua tese de doutorado sobre a aprendizagem motora e pedagogia instrumental, com uma breve amostra das principais diferenças e semelhanças entre os professores experientes e iniciantes. Ainda houve uma introdução ao método de ensino de Paul Rolland, o seu projeto e os princípios motores para os instrumentos de cordas. Após esta introdução, foi abordado uma análise da estrutura das aulas individuais e de grupo, com sugestões de propostas práticas. A sessão da tarde continuou com reflexões sobre a necessidade de planificar o ensino a curto, médio e longo prazo, finalizando o curso com a temática da memória, seus tipos, desempenho e aplicações para os professores de cordas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso Mini Contrabaixo

Claus Freudenstein

22 de Março de 2016 | 09h30 - 18h00

 

A ESTA Portugal em parceria com a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) promeveu no dia 22 de Março de 2016, das 09h30 - 18h00 o curso  "Mini Contrabaixo" lecionado pelo Prof.  Claus Freudenstein (Alemanha).

 

Descrição do curso

Este curso incluíu diferentes atividades. Na parte da manhã foi apresentado o "Mini Contrabaixo - Método Freudenstein" na qual incluíu informações do desenvolvimento e história do mini contrabaixo; como aplicar o mini contrabaixo com crianças; como construir um mini contrabaixo; e estratégias para os professores formarem uma classe de alunos de "mini contrabaixo". A parte da tarde focou numa abordagem mais prática na qual incluíu aulas abertas (individuais e em grupo) do mini contrabaixo para crianças de 5 a 10 anos. 

O final do curso encerrou com uma mesa redonda sobre "O ensino de iniciação de contrabaixo em Portugal: experiências, realidades e perspectivas" e teve como moderador o Prof. Dr. Florian Pertzborn (ESTA PT/ESMAE/ UNIMAE) e convidados os professores: Nuno Arrais (ESTA PT/Uni Minho); Claus Freudenstein (PAK); Sérgio Barbosa (Conservatório de Aveiro); Joel Azevedo (Conservatório do Porto).

 

 

 

Demonstração: Método Suzuki para alunos de violino

Por André Isaia

1 de Novembro de 2016 | 09h30 - 19h30

 

Descrição do curso

A ESTA Portugal em parceria com o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian promeveu no dia 01 de Novembro de 2016, das 09h30 - 19h30 uma demonstração do Método Suzuki para alunos de violino. Esta atividade, que pretendeu integrar alunos e professores teve como objetivo apresentar em formato de demonstração a prática de um professor de violino que utiliza o Método Suzuki como base para o seu ensino. Esta demonstração, além de servir como complemento pedagógico para os alunos de violino, foi também direcionada para todos os professores de cordas que desejam compreender como aplicar essa metodologia, ou ainda para aqueles que já aplicam, expandirem seus conhecimentos.

 

 

bottom of page